Engenharia geotécnica, original Geotechnical engineering, J Henry Phillips
2. O SIMULADOR E OS ACESSÓRIOS 2. SIMULATOR AND ACCESSORIES
2.1. Simulador 2.1. The Simulator
O registro bibliográfico mais específico da origem do equipamento aqui considerado data de meados de 1974, ocasião em que uma lama asfáltica utilizada numa obra rodoviária foi reproduzida e avaliada em laboratório por um novo tipo de equipamento denominado loaded wheel tester LWT, que simulava às condições de tráfego. The most specific bibliographic record of the origin of the equipment under discussion dates back to the middle of 1974, when some asphalt mud used in road construction was reproduced and evaluated in the laboratory using a new piece of equipment called a loaded wheel tester (LWT) to simulate traffic conditions.
Durante a 13ª convenção anual da International Slurry Surfacing Association ISSA, (Benedict, 1975) descreveu o método de teste com o equipamento fazendo uma série de observações. During the 13th annual convention of the International Slurry Surfacing Association, ISSA, in 1975, Benedict described the testing method using this equipment and added a series of observations.
A simplicidade e baixo custo do LWT primário conservaram sua existência nos moldes do projeto inicial até os dias atuais; esse é o aparelho adotado. The simplicity and low cost of the first LWT have been persistent features since its earliest design. This was the apparatus chosen.
O presente LWT pertence ao laboratório de solos e betumes do Instituto Militar de Engenharia IME, que gentilmente cedeu suas instalações e todos os outros aparatos necessários para que este estudo concretizasse. The LWT in question belongs to the Soil and Bitumen Lab at the Military Institute of Engineering (IME), which kindly allowed us the use of its facilities and all other apparatus necessary to conduct the study.
Trata-se de um equipamento simples, de manuseio bastante prático porque não oferece nenhuma dificuldade para sua operação e portátil pelo fato de poder ser facilmente transportado por duas pessoas; tem uma massa de aproximadamente 96 kg e dimensões em torno de 410,0 x 430,0 x 1430,0 mm (larg. x alt. x comp.). This is a simple piece of equipment, and quite practical inasmuch as it is portable--easily transported by two people--and not at all difficult to operate. It weighs approximately 210 pounds and measures about 16" x 17" x 56" (width x height x length).
Exemplos de normas que prescrevem ensaios para o LWT em questão são: (DNIT 035-ES, 2005), (DNIT 150-ES, 2010), (NBR 14841, 2002), (ISSA TB-109, 1990), (ISSA TB-147, 1990). Examples of standards that specify tests for the LWT in question are: (DNIT 035-ES, 2005), (DNIT 150-ES, 2010), (NBR 14841, 2002), (ISSA TB-109, 1990), (ISSA TB-147, 1990).
O LWT simula aproximadamente em laboratório o esforço do tráfego em amostras ou corpos de prova de microrrevestimentos asfálticos. The LWT provides a laboratory approximation of the stress of traffic on samples or test specimens of very thin asphalt coatings.
Com essa ação pode-se determinar as deformações e estabelecer o limite máximo do teor de asfalto da mistura com o objetivo de minimizar os deslocamentos laterais e verticais. Hence it allows us to measure the deformations and set an upper limit for asphalt content in the mixture in order to minimize vertical and lateral movement.
O mecanismo do LWT possui os ciclos controlados garantindo um ensaio uniforme e preciso nas condições em que os corpos de prova são submetidos na simulação de tráfego. The LWT mechanism provides controlled cycles, thereby guaranteeing accurate and uniform testing under the conditions the test specimens are subjected to in order to simulate traffic.
A figura 1 nos mostra o LWT fabricado pela Contenco Indústria e Comércio Ltda. utilizado neste estudo, destacando seus principais componentes. Figure 1 shows us the LWT manufactured by Contenco Indústria e Comércio Ltda. used in this study, and highlights its primary components.
O sistema mecânico do LWT é composto de um motor elétrico acoplado a uma caixa redutora de rotação de onde parte um eixo onde está fixado um braço rotativo, que por sua vez impulsiona um braço horizontal apoiado em uma roda sobre a qual se acomoda a carga. The LWT's mechanical system is made up of an electric motor coupled to a reducing gearbox from which part of a rotating axis is attached to a rotary arm which in turn moves the horizontal link supported by a wheel upon which the load is brought to bear.
Cada ciclo que o braço rotativo completa, que equivale a um vai e vem de duas passadas de aproximadamente 30,0 cm cada da roda padrão (3,0 pol. x 1,0 pol.) na amostra, demora cerca de 0,73 segundos, ou seja, temos 44 ciclos ou 88 passadas por minuto, ou 5.280 passadas por hora, tudo registrado por um controlador digital. Each cycle that the rotary arm completes--equivalent to the back-and-forth movement of two passes, each approximately 30 cm in length by a standard wheel (3" x 1")--over the sample takes about 0.73 seconds, so that we have 44 cycles, or 88 passes per minute, or 5280 passes per hour--all recorded by a digital counter.
Há indústria que alega que o LWT simula o trânsito de cerca de um milhão de veículos em menos de 25 minutos, quando carregado com a carga máxima preconizada. There is literature alleging that the LWT simulates the passage of close to 1 million vehicles in less than 25 minutes when its maximum load is applied.
Figura 1: Aparelho LWT: A - Controlador digital (liga/desliga, reseta, exibe ciclos no visor, etc.); B - Motor elétrico; C - Caixa redutora de rotação e chave contadora dos ciclos; D - Braço rotativo; E - Braço horizontal; F - Roda de tráfego; G - Local de acomodação da carga (56,0 kg max.); H - Alavanca para levantar o braço/carga; I - Local de posicionamento (pista) do corpo de prova c/ grampos para seu suporte; J - Cabo elétrico do motor e da chave contadora de ciclos; K - Espaço da pista (30,0 cm) percorrido pela roda.Figure 1: LWT apparatus: A -digital controller (on/off, reset, show cycles, etc.); B - Electric motor; C - Reducing gearbox and cycle counter; D - Rotary arm; E - Horizontal arm; F - Traffic wheel; G - Load point (123 pounds max); H - Lever for lifting the arm/load; I - Holder for clamping the (strip) on the test specimen in place; J - power cord for the motor and cycle counter; K - Strip (30 cm) traveled by the wheel.